Ocasionalmente, peguei numa revista que tinha em casa e deparei-me com o artigo: "Aprender em Casa". Nunca tinha ouvido falar no assunto, então, decidi lê-lo, por curiosidade e como achei que a maioria das pessoas desconhece esta possibilidade, decidi transcrever uma parte do artigo, pois pode ser útil para muitas famílias e como se diz... "O saber não ocupa lugar ! "
APRENDER EM CASA
"Bastante popularizado em países como os Estados Unidos ou na Inglaterra, o ensino em casa é, cada vez mais, tema de debate em Portugal, exigindo um novo tipo de adaptação e articulação entre professores e pais. (...)
Apesar de permitido em Portugal, caso se opte pelo ensino em casa, há regras que têm de ser cumpridas obrigatoriamente:
1. Tem de os inscrever sempre numa escola reconhecida pelo Ministério da Educação, embora assinale a opção de ensino doméstico.
2. Para ensinar os filhos em casa, os pais precisam de ter completado um ciclo de ensino superior ao que vão leccionar: se tiverem o 9º ano, só podem leccionar até ao 6º, se tiverem o 12º ano podem leccionar até ao 9º, e para leccionar o 12º ano precisam de ter terminado o ensino superior.
3. É obrigatória a frequência de exames em cada final de ciclo no: 4º, 6º e 9º ano. A partir do 2º ciclo, além dos exames nacionais de Português, Matemática e Estudo do Meio, há que realizar provas de equivalência à frequência para todas as disciplinas. "
Fonte: Revista Professor + / Staples / Ano lectivo 2013/2014 / N.º 8
Post de: Matilde Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário