sábado, 7 de dezembro de 2013

Biografia de Nelson Mandela - "Homem Bom"



Nelson Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 e morreu a 5 de Dezembro de 2013.Foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1995.

Nelson Mandela foi considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos da sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país.

Mandela foi criticado muitas vezes por ter traços egocêntricos e por seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso Nacional Africano .

Mandela foi o líder da luta contra o " apartheid ".(foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais "negros, brancos, de cor e indianos").

Enviado para a prisão da Ilha Robben, lá ocupa a cela com número 466/64, que tem as dimensões reduzidas de 2,5 por 2,1 metros, e uma pequena janela de 30 cm

Na prisão ficou privado das informações do mundo exterior, pois lá não eram permitidos jornais. Contudo, aprendeu a pensar a longo prazo, e procurava passar esta forma de raciocínio aos mais jovens, que cobravam dele respostas imediatistas às autoridades.

No dia 5 de Dezembro de 2013 o presidente sul-africano Jacob Zuma anunciou a morte do seu antecessor: "A nação perde seu maior líder", completando: "Ainda que soubéssemos que esse dia iria chegar, nada pode diminuir nosso sentimento de perda profunda"; declarando luto nacional e anunciando que o funeral deve ocorrer na capital, Joanesburgo, no sábado - dia 7 de Dezembro, com as honras de Estado.






"Bravo não é quem não sente medo  bravo é quem consegue vencê-lo "  Nelson Mandela. 

João Pacheco (peço desculpa pela demora mas não consegui aceder à Internet)

Estava curiosa acerca do teu post, João. Como eu já tinha mencionado a morte de Nelson Mandela, não sabia se o farias - fico contente por o teres feito!
Bom fim de semana.
Dolores Manso
PS - não esquecer a fonte... a Prof Luísa ainda ralha comigo um destes dias por não vos relembrar :)
 



Sem comentários:

Enviar um comentário