sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

6 Graus

Já sei que estão a ver o filme '6 Graus' nas aulas de Ciências - disse-me a vossa Professora. Lembrei-me disso ao ler, esta manhã, uma triste notícia no jornal Público. Aqui fica um excerto da notícia, com desejos de reflexão sobre a matéria.
Boa 6ª feira.
'Alterações climáticas estão a afectar reprodução de pinguins quase em extinção'
Todos os anos, durante o Inverno, os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus),que vivem em grandes colónias na costa da América do Sul cumprem o mesmo ritual: após juras de amor eterno – a espécie é monogâmica – os casais constroem os ninhos no chão ou em pequenas tocas, onde a fêmea põe os ovos, as crias nascem e dois meses depois tornam-se independentes. Mas as alterações climáticas estão a quebrar este ciclo e a ameaçar a sobrevivência da espécie, já em risco.
 
Um estudo realizado por dois investigadores norte-americanos (...) indica que as chuvas torrenciais e as ondas de calor, cada vez mais frequentes e relacionadas, segundo os cientistas, com as alterações climáticas, estão a matar as crias dos pinguins-de-Magalhães, pondo em causa a renovação da população.
(...)
in Público online 
Para quem estiver interessado em ler o artigo completo, fica o link:
 
DT: Dolores Manso

Sem comentários:

Enviar um comentário