sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pensar Verde/Melhor

Sabias que, hoje, “pensar verde” pode ser sinónimo de “pensar melhor”? É verdade, separar o lixo ou apagar a luz já não chega. Dos mais pequenos aos mais graúdos, toda a família pode adotar simples hábitos ecológicos que farão a diferença na tua carteira ou no mealheiro do país. Mas antes de pensares que já sabes tudo relativamente ao assunto ou nem sequer parar para pensar nele, pensa duas vezes e vê ideias que te deixo.



Sabias que… Para produzir 1 Kg de carne, é necessário gastar 2.000 a 15.000 l de água, mas para produzir 1 Kg de vegetais são necessários apenas 200 l de água? (fonte: Quercus)

O que podes fazer? Consumir menos carne, durante a semana, vai ajudar tanto a nossa saúde como a do nosso planeta. Por exemplo, opta por produtos biológicos nacionais, como frutas, legumes, sementes ou mesmo doces e compotas, é uma das formas de acalmar a produção de uma das indústrias mais poluidoras em todo o mundo.




Sabias que… dos 5% de água utilizada para consumo doméstico em Portugal, 4% é desperdiçada? (fonte: Plano Nacional da Água)

O que podes fazer? Podes reaproveitar as águas sanitárias, recolhendo, num balde, a água que sai do chuveiro antes desta aquecer e, posteriormente, utilizá-la para rega, lavagens de carro, descarga sanitária. É muito simples e chegas a poupar 2000 litros de água ao fim de um ano, se todos os dias recolher um balde de 5 litros.



Sabias que… em Portugal, os óleos alimentares usados atingem 125 mil toneladas por ano e o seu destino principal são as diversas redes de esgotos, causando graves problemas no funcionamento das ETAR? (fonte: Agência Municipal de Energia de Sintra) Quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s.

O que podes fazer? Em vez de deitares os óleos alimentares usados pelo cano abaixo, usa o óleão mais perto de ti. O óleo usado que lá deixar é depois reencaminhado para a produção de biodiesel, onde se assiste à transformação de um resíduo num produto de valorização energética. Não interfere com as questões levantadas com a exploração agrícola por parte de culturas energéticas e reduz a necessidade de importação de combustíveis.

Post by: Margarida Silva
Muito Boas as tuas sugestões, Margarida. Nada como começar o 2014 a pensar Verde - que também é a cor da esperança, diz-se.
Que  2014 seja um ano de todas as cores. E um beijinho.
Dolores

Sem comentários:

Enviar um comentário