As mais antigas montanhas-russas descendem da Rússia. Os passeios de trenó no inverno prendiam-se em montes especialmente construídos no gelo, principalmente em torno de São Petersburgo. Foram construídas de 20 a 24 metros de altura e consistiam em uma queda de 50º. Sua popularidade era tão grande que empreendedores de outra parte resolveram copiar a idéia e fizeram carros com rodas construídos em trilhas. Uma dessas companhias foi a Les Montagnes Russes à Belleville que construiu uma montanha-russa de gravidade em Paris em 1812.
O primeiro looping foi, provavelmente, construído em Paris de um projeto inglês em 1846 com uma única pessoa no carrinho que dava uma volta de 3,96 metros de diâmetro. Nenhuma dessas trilhas eram circuitos completos. A partir daí, em muitos idiomas passaram a se referir à atração como “Montanha-russa”
A primeira montanha-russa dos U.S.A foi construída com base nos modelos gravitacionais anteriores. Estas montanhas-russas primitivas foram criadas para oferecer divertimento por companhias ferroviarias nos fins de semana em que o movimento era mais baixo. A trilha completa surgiu em 1854 e em 1855 Phillip Hinkle introduziu o conceito do “monte elevador”. Ainda em 1885, LaMarcus Adna Thompson fez a patente da primeira montanha-russa.
No sec.XIX o looping vertical foi melhor explorado e em 1895 o conceito foi utilizado na montanha-russa “The FlipFlap” no parque Sea Lion Park,Brooklyn . Os passeios eram extremamente perigosos e logo os loopings foram desativados tendo que se esperar meio século para surgirem novos loopings mais seguros.
Em 1992 surgiu a primeira montanha-russa “underfriction”, ou seja, utilizava dispositivo de rodas extra sob os carrinhos para manter os carrinhos presos aos trilhos em caso de movimentos intensos, desenvolvida por john millerLogo as montanhas-russas se espalhariam como atração pelos parques de diversões de todo o mundo.
Talvez a mais conhecida montanha-russa de toda a história, The Cyclone foi inaugurado em Coney island, Brooklyn, em 1927. Após o Cyclone, todas as montanhas-russas atuais foram feitas de madeira. Muitas montanhas de madeira antigas ainda estão em funcionamento, sendo a mais antiga em funcionamento a“Leap the Dips” no parque “Lakemont Park”, Pensivlânia, sem underfriction, construída em 1902.
A “The Great Depression” marcou a primeira era dourada das montanhas-russas. Parques temáticos em geral entraram em um declínio que durou até1972, quando o “Racer” foi construído em Kings Island em ohio. Projetado por John Allen, o sucesso instantâneo do Racer, foi iniciada uma segunda era dourada das montanhas-russas que continua até os tempos atuais.
Em 1959, a Disney Land introduziu um novo design de montanhas russas com o Matterhorn Bobsleds. Esta foi a primeira montanha-russa a usar uma trilha de aço tubular. Ao contrário dos trilhos de madeira convencionais, o aço tubular pode ser dobrado em todos os sentidos, o que permite que os desenvolvedores do projeto incorporem manobras como loopings entre a pista. A maioria das montanhas-russas atuais são feitas de aço, embora montanhas-russas de madeira ainda sejam construídas hoje em dia.
Diogo Dias
Diogo Dias
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